Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Criança saudável, criança feliz!


Crianças com Síndrome de Down tem imunidade mais baixa, mas nem por isso precisam estar sempre doentes, Yasmin por exemplo durante todo esse ano não teve uma gripe sequer, qual o segredo? 
NOTA:. Yasmin ano passado tomou vários antibióticos, esse ano eu gostaria que fosse diferente, então tomei algumas providências e como DICA de mãe pra mãe contei detalhadamente o que fiz para esse ano conseguir mudar esse quadro, pois afinal, nenhuma mãe gosta de ver seu filho doente! Isso não são REGRAS e não quer dizer que Yasmin está livre da gripe, mas são DICAS que estão ajudando que ela se mantenha super hiper mega saudável. Com isso, quis provar que crianças com Síndrome de Down mesmo com baixa imunidade podem conseguir SIM escapar das doenças chatas, ou seja, crianças com down ou sem down são crianças da mesma forma! ;) e para as novas mamães Downs não se preocuparem que terão filhos saudáveis e felizes que podem fazer TUDO, Yasmin prova isso todos os dias... Então vamos lá!
"A pior parte em ser mãe é: não ter poderes para tirar as dores de um filho." 
Desejamos com todas as forças que a "doença" ou "dor" fosse em nós mesmas... Por isso eu afirmo que é muito bom ter um filho com saúde. Leio muitas matérias e livros relacionados a esse assunto, e posso garantir que aqui em casa estamos no caminho certo! Tenho 2 filhas pequenas Sarah 3anos e Yasmin 1 ano e 5 meses com Síndrome de Down, e posso afirmar que durante todo este ano ( até o momento, claro), iniciamos a primavera apenas com pequenos resfriados e, daqueles que com cházinho melhora. Sim, isso mesmo! Yasmin minha filha com Síndrome de Down não tomou NENHUM antibiótico esse ano, e a minha meta é encerrar o ano assim. Para quem não sabe crianças com Down são um pouco mais suscetíveis a "pegar" algumas doenças contagiosas devido a baixa imunidade, mas isso NÃO significa que seu filho vai pegar e vai viver doente. Recebo emails de mães desesperadas, e posso afirmar que com um pouco mais de cuidado em casa isso PODE não acontecer. Mas qual é o segredo?
Bom, primeiro e sem dúvida o mais importante alimentação rica em verduras e frutas. Minhas filhas comem pelo menos 4 tipos de verduras por dia , e 4 tipos de frutas, não importa como se na sopa, ou em uma vitamina, é fruta e verdura em todas as refeiçoes na maior variedade possível.
Segundo e que também foi fundamental nesse período de inverno (principalmente aqui no Sul) foi retirar por um período de tempo a Sarah (irmã mais velha da Yasmin) da escola, pois no mesmo período ano passado Sarah era quem "trazia" as gripes para casa, já que Yasmin ainda não frequenta a escola. Por favor, foi temporário. Apenas nos períodos mais críticos onde as crianças estão mais sujeitas a contaminações pelo vírus da gripe.
Terceiro ponto, Contato com a natureza, como é importante respirar ar puro, pisar na grama, sujar os pés na areia... Eu tenho o privilégio de poder criar meninas filhas  em meio a Natureza, mas se você não tem, basta criar o hábito de ir  algum parque em sua cidade, a praia, ao campo, ao invés de ir ao shopping por exemplo!
Quarto e último, Crianças sobrecarregadas são crianças doentes, as vezes não uma doença física mas sim emocional já que os pais impõem tantas atividades que elas não tem tempo simplesmente de serem crianças. Isso tanto para crianças com ou sem down, já que a Síndrome exige que sejam praticadas algumas Terapias para estímulo, mas eu conheço bebês com Down, que fazem fisioterapia 5x na semana, fonoaudiologia 3x, terapia ocupacional 2x, natação, Equoterapia, e ainda vão os escola! Meu Deus, será que uma criança dessas sabe brincar? Hoje com 1 ano e 5 meses Yasmin faz APENAS Fono 1x na semana que é a terapia que vai acompanhar a criança por um maior período de tempo, inclusive quando começar a frequentar a escola regular, ela é muito mais estimulada, feliz e saudável do que crianças sobrecarregadas, vamos cuidar com isso mamães. Pronto, crianças até 7 anos devem saber brincar. Crianças saudáveis são crianças felizes e estimuladas. Então em resposta as mamães que me perguntaram se seus filhos com Down vão viver doentes, eu afirmo por experiência própria que não. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário