Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Brincadeira de criança, é bom e faz bem!



"O ser humano brinca somente quando é verdadeiramente ser humano, e somente é ser humano pleno quando brinca" 
Já usei essa frase algumas vezes como legenda, acredito que 90% das fotos que eu coloco no facebook são onde minhas filhas estão brincando, principalmente ao ar livre, simplesmente  porque eu acredito no poder do brincar, e
porque essa é a rotina delas. Para criança o brincar é tão importante e necessário quanto comer. É muito sério. 
“Crianças tem sua infância apenas uma vez. Tire a infância delas e elas a terão perdido para sempre” 



É brincando que  a criança aprende a respeitar regras, a respeitar a si mesma e ao próximo, brincando a criança se desenvolve, pois ela cria, produz, analisa, provoca a imaginação, elas se esforçam sem cansar pois não estão sendo cobradas de nada, elas avançam e realizam com alegria, e estão sempre dispostas a aprender. Uau! Eu poderia escrever umas 3 páginas aqui sobre a importância do brincar. Deixando bem claro, que brincar é diferente de brinquedo ok? "No brinquedo, no entanto, os objetos perdem sua força determinadora. A criança vê um objeto, mas age de maneira diferente em relação àquilo que vê" Claro que Sarah e Yasmin tem brinquedos, muitos por sinal e adoram!


Mas sempre que eu consigo, eu foco em brincadeiras. Que brincadeiras ? Desde as tradicionais como, Esconder, amarelinha, balanço e escorrega ou então fazer bolo, plantar na horta ou colher as verduras e frutas já maduras, agradar o cachorro, ou dar comida para o cavalo, fazer um castelo na areia, dançar, cantar, pescar... Simplesmente viver e deixá-las participar das atividades do dia a dia. 





 Ano que vem Yasmin volta para a escola regular de ensino bilingüe, a qual teve que parar devido a cirurgia que fez no coração. Ebaaa, porque ela adora a escola. O desenvolvimento dela é ótimo, não sei dizer o que uma criança "comum" de 2 anos e 7 meses faz que ela não faz, e quem convive com ela pode confirmar o que estou falando. Yasmin me surpreende em todos os aspectos, ela é super independente, inteligente, carismática, sapeca, além de muito saudável... E hoje eu atribuo o ótimo desenvolvimento dela simplesmente ao "brincar". Brincar é o melhor estímulo que nossos filhos podem ter, e mesmo quando As terapias são necessárias, os pais devem separar um tempo para brincar com os filhos, e não somente "tercerizar" o brincar para as terapeutas. Acredito cada vez mais que tratar sem diferença faz a diferença, afinal, esse é o nosso lema. 
Brincadeira de criança, como é bom! E quem não lembra de uma infância feliz?


“O brincar da criança é a manifestação mais profunda do impulso que a conduz ao falar, sendo que neste fazer o homem tem a sua verdadeira essência humana. Não seria possível imaginar uma criançaa que não desejasse ser ativa, como o é quando brinca, pois o brincar representa a liberação de uma atividade que deseja se libertar do cerne do ser humano”
Rudolf Steiner







Nenhum comentário:

Postar um comentário