Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Crianças sobrecarregadas geram crianças estressadas & Síndrome de Down


Esse foi um tema muito desafiador para mim, busquei toda a minha base ideológica em textos vindos da antroposofia, eu digo desafiador pois quando falo de crianças, tem o detalhe da Síndrome de Down no meio que as vezes pode mudar muito uma teoria. Então vamos lá! Primeiro bebês ou crianças se desgastam com pequenas coisas, coisas que as vezes são sem importância para nós adultos, como uma simples mosca que para nós é apenas uma mosca e para eles pode ser um verdadeiro mostro, enfim, quem quiser aprofundar melhor sobre o tema pode ler o texto " Bebês sofrem com estresse? Sim, o que não é bom!" da biblioteca virtual de antroposofia (www.antroposofy.com.br). Eu quero e preciso falar aqui sobre o DETALHE que comentei acima, crianças que tem Síndrome de Down. Primeiro Como elas são crianças acima de tudo, elas também sofrem com estresse, porém elas tem um adicional, as vezes necessitam de uma rotina agitada devido algumas terapias que precisam fazer para estimulação. Então como lidar com um bebê que as vezes tem uma agenda super lotada de terapias sem ele sofrer com estresse? Aqui como MÃE vou falar da minha experiência com Yasmin. Logo depois de descobrir que Yasmin tinha Síndrome de Down, demorei para saber por onde começar, então com quase 5 meses resolvi colocar Yasmin para fazer tudo o que me falavam, agora imaginem, uma bebê de 5 meses fazendo fisioterapia 4x na semana com 2 profissionais diferentes, Fono 2x com 2 profissionais diferentes, Natação, Terapia Ocupacional, Estimulação Essencial... Até que chegou uma hora que ela começou a chorar e não queria fazer mais nada, foi quando vi que levar Yasmin em 2 profissionais diferentes de uma mesma especialidade gera distintas opiniões resultando no atraso do desenvolvimento, vi que o excesso de estimulação feita com muitas pessoas estava piorando a situação da minha filha, a semana era lotada, quando não estava em alguma terapia estava no carro dormindo! Foi quando EU comecei a me cansar também, PAREI e pensei, se EU estou cansada imagina minha FILHA! Respirei fundo e pensei o que estava fazendo efeito para ela, e foi quando decidi parar TUDO para levá-la apenas a fisioterapia Método Cuevas Medek Exercises (CME) 2x na semana e Fono 1x na semana. Yasmin já tinha quase 7 meses e foi quando ela começou a evoluir de verdade. Comecei a dar mais atenção em casa e praticar todos os exercícios os quais as profissionais me passavam, todos os dias sem estresse como uma brincadeira! E o resultado foi que Yasmin HOJEcom 1 ano e 7 meses tem o desenvolvimento de uma criança sem Síndrome de Down, ela andou com 1 ano e 3 meses (é prematura), fala uma lista enorme de palavrinhas, NÃO usa mais fraldas, dança, canta, está aprendendo a comer sozinha, dorme melhor a noite.... Enfim! HOJE com 1 ano e 7 meses ela tem a vida de uma criança super bem estimulada em casa, com brincadeiras, com a natureza e a irmã, já ganhou alta da fisioterapia e agora está de férias, não faz mais nenhuma terapia. Ano que vem começa a escola, contrariando muitas teorias novamente vai para uma escola regular com ensino Bilíngue junto com a irmã, pois gosto de desafios mesmo, para mim não tem barreiras sei que ela consegue fazer tudo, Yasmin me prova isso todos os dias! Então mamães, vamos cuidar com agendas super lotadas para CRIANÇAS, com ou sem Síndrome de Down são apenas crianças, a ajuda de um profissional e importante mas a estimulação essencial está  CASA! Alegria é a melhor terapia, tratar sem diferença, com as mesmas cobranças sem usar a Síndrome de Down como desculpa, vamos usar a Síndrome de Down para provar que tudo e possível sim, e fazer dessa nova geração de crianças adultos independentes e extraordinários!






Nenhum comentário:

Postar um comentário