Páginas

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Verdades sobre Síndrome de Down



Um dos principais motivos pelo qual criei o Blog e a página Sorrindo com Yasmin, foi porque tudo o que eu lia na internet era extremamente revoltante, coisas do tipo, eles não amamentam, não falam, são obesos, e assim por diante que prefiro nem comentar aqui. Logo após o nascimento de Yasmin pude concluir que tudo isso era MENTIRA. Caros leitores, tenho o prazer em falar que bebês com Síndrome de Down amamentam, eles sentam, eles andam, eles falam...Pode ser que demore um pouco mais, eu disse, pode ser, mas eles fazem tudo. Yasmin é o meu maior exemplo onde posso mostrar e provar para as pessoas, que muitas vezes descobrem que ela é Down apenas depois que eu falo, com 7 meses Yasmin já sentava, sugava no canudo, brincava, parava de pé no berço e hoje com 1 ano está prestes a caminhar sozinha. Uma leitora me perguntou certa vez se existiam graus da Síndrome, e eu respondi que não. O Geneticista da Yasmin deixou bem claro que não existem graus da Síndrome de Down, o que existem são estimulações que levam uns a se desenvolverem melhor que outros. Ou seja, mamães precisamos da ajuda de profissionais, no caso da Yasmin ela faz Fisioterapia 2x na semana (Camila Bressan) e Fono 1x (Erika Campos) nada mais que isso e está com desenvolvimento ótimo,porém insisto em dizer que os melhores estimuladores são as pessoas que convivem mais tempo com a criança. Yasmin em casa não fica parada nenhum segundo, mesmo cuidando sozinha de duas bebês eu arrumo tempo para fazer as atividades que a fisioterapeuta me propõem. Nós somos as maiores responsáveis pelo desenvolvimento físico e intelectual de nossos filhos, vamos caminhar com eles para que tenham uma vida mais "normal" possível, vamos focar em tudo o que eles podem fazer, esqueçam de estatísticas do passado onde falavam que uma criança com Down caminha com aproximadamente 3 anos, e vamos para a nova realidade de no máximo 1 ano e meio. Lutamos tanto pela inclusão, pela igualdade então porque torná-los diferentes? Síndrome de Down não é doença, é uma questão de amor, vamos focar em coisas boas como por exemplo meu amiguinho Lucca, andou com 1 ano e 2 meses, sua mãe Lilian que não me deixe mentir, mesmo passando por cirurgia cardíaca logo bebê ficando tempo na UTI, superou tudo e está aí correndo para todo canto. Tenho muitos exemplos, pois eu adoro ver o lado positivo dessas crianças iluminadas. Então mamães não desistam, claro que cada criança tem seu tempo e suas habilidades, Yasmin por exemplo não engatinha, mas tem uma facilidade em ficar de pé, então vamos explorar o que eles fazem de melhor, dar e receber o amor mais puro que já existiu. Vamos Sorrir com Yasmin e receber energias boas todos os dias para seguir em frente e jamais desistir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário