Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2015

Respeito acima de tudo, é um bom começo para o fim do preconceito!

Para falar sobre respeito nada melhor que começar sabendo o significado de acordo com o Dicionário: Obediência, acatamento ou submissão, maneira de se tratar um assunto, consideração. 

Eu acredito que se houvesse mais respeito nesse mundo, as coisas seriam muito mais simples em todas as questões, política, religião, saúde, amor, entre tantas outras. Em se tratando de maternidade então, é muito mais complicado. Acredito que ser mãe é um dom único, e cada uma faz o melhor para o seu filho, independente a forma que faz. E para complicar um pouco mais relacionando maternidade e Síndrome de Down, eu vejo mães, e até profissionais (podem acreditar) que lutam pela mesma causa, mas que dentro dessa causa se "agridem" principalmente pelas comparações que insistem em fazer. Eu já escrevi aqui no Blog que cada ser humano é único, e por isso o respeito é tão importante. Se não concordamos com a forma que a mãe X alimenta seu filho, ou não concordamos com a forma que a mãe Y estimula seu filho, ou se o filho de Z ainda não anda, ou andou cedo de mais (acreditem se quiser) e assim por diante, tudo bem! Então façamos do nosso jeito. Deus foi tão sábio quando Falou em 1 João 3:11 "...que amemos uns aos outros" , pois o Amor é Respeito acima de tudo. 

Ser mãe especial é tão mágico, aprendemos a ver o mundo de outra maneira, porque cada conquista é uma vitória. Eu recebo tantas mensagens de mamães sem "rumo" que ainda tinham em mente apenas as limitações de pessoas com Down, mensagens cheias de gratidão por mostrar pela vida de Yasmin que as "coisas" não são tão difíceis como parecem ser, e que não existem LIMITES para crianças com Down.
Quanto mais eu leio sobre síndrome de Down, eu vejo que não conheço nem um terço, e por não termos 100% de conhecimento, o Respeito torna-se tão importante. 

Quando escrevo da minha filha Yasmin, sobre suas conquistas, sua rotina, alimentação, não estou ditando regras, esse é o Blog dela. Essa é a minha forma de fazer o meu melhor por ela, e Sarah. Eu adoto o método "Tratar sem diferença, faz a diferença", e para mim os resultados, não poderiam ser melhores, hoje com quase 2 anos, sem terapia nenhuma há uns 6 meses, tem um desenvolvimento excelente (anda, corre, pula, imita, não usa fraldas, entende e "fala" pequenas palavras em Inglês, já que ela está em uma escola bilingüe....) E quando vejo mamães que fazem o oposto de tudo o que eu faço, eu simplesmente Respeito, porque nós mamães fazemos o melhor para nossos filhos, independente da forma como fazemos.  Por exemplo o método CME, que a yasmin adorava, a Alice do blog NVCA já não se adaptou tão bem, mesmo com tanto carinho e dedicação da sua ótima terapeuta. Ou seja não existem regras! Estamos aqui para provar que não há limites para crianças com Down, não para contrariar teorias existentes (já contrariando muitas graças a Deus), mas para provar pelo nosso dia a dia que não existem regras e que com amor e respeito tudo vai ficar bem... 

Respeito acima de tudo em todas as circunstâncias, é um bom começo para o fim do preconceito!



"Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que pranteiam.Vivei em concórdia entre vós. Não sejais arrogantes, mas adotai um comportamento humilde para com todos. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos..." Romanos 14:16 







Nenhum comentário:

Postar um comentário