Páginas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Cuidado com o desfralde precoce!


Quando eu li esse texto não tive dúvidas em publicá-lo aqui no Blog, principalmente porque Muitas mamães tem Yasmin como exemplo, e em se tratando de desfralde não é tão simples. Yasmin saiu das fraldas com 1 ano e 6 meses com muita facilidade, para falar a verdade nem eu esperava, foi muito mais fácil do que quando sua irmã mais velha Sarah saiu das fraldas aos 2 anos, já relatei todos os detalhes em uma matéria no Blog. Esse processo deve ser natural, então se você tenta, tenta e não consegue, calma, é porque pode não ser a hora! E se tentou e conseguiu assim como eu, ótimo! Não podemos esquecer que a NOSSA vontade em que nossos bebes saiam da fralda, pode não ser a vontade deles, então não podemos apressar pois poderá prejudicar o bebê futuramente, já que o esfíncteres tem seu ciclo completo por volta dos 3 anos de idade. Por isso achei esse texto genial, e com certeza vai deixar muitas mamães tranquilas em relação a ter conseguido ou não desfraldar seu bebê  antes dos 2 ou 3 anos. Portanto assim como já passei muitas dicas sobre o desfralde, também deixo o alerta com a importante leitura desse texto na sua íntegra:

"Diante de tantas ansiedades os pais se vêem numa corrida frenética onde o melhor se destaca e por muitas vezes se deixam levar por comparações que devem ser primeiramente avaliadas como também questionadas.

O desfralde é algo que traz dúvidas na cabeça dos pais. Quando devo começar o desfralde? Como saberei que meu filho esta preparado para isso?

Dr. Steve Hodges, urologista pediátrico especializado em treino ao toalete, alerta : Crianças com menos de 3 anos não deveriam ter de lidar com o treino ao toalete.
Não significa que crianças pequenas não possam ser treinadas para o uso de toalete. Com certeza elas podem. Mas conseguir fazer cocô no penico quando levada até ele não é o mesmo que saber reconhecer e interpretar os sinais do próprio corpo de que ele precisa evacuar.
Para compreender os riscos do desfralde precoce, é importante compreender que praticamente todos os problemas de desfralde (vazamentos de fezes e urina, enurese noturna, infecções do trato urinário) estão relacionados ao fato de segurar cronicamente a urina, as fezes ou ambos.
Crianças (TODAS as crianças) não gostam de interromper suas atividades para ir ao banheiro. Uma vez que elas aprendam a segurar a urina e as fezes, que basicamente é a essência do treino ao toalete, elas tendem a segurar pelo maior tempo possível. Esse é um hábito perigoso. Toda vês que você contrai seu esfíncter para que não vaze urina, você cria uma resistência na sua bexiga. O quê acontece toda vez que você contrai seus músculos da bexiga? Exatamente o mesmo que ocorre quando você malha na academia. Eles se tornam mais espessos e fortes. Mas ao contrário de um bíceps, uma bexiga espessa é ruim. Ela tem reterá menos urina e perderá a sensibilidade. Quando uma criança segura o xixi, por meses e anos, a parede da sua bexiga se torna mais espessa, eventualmente a bexiga se torna tão forte e irritada que pode vazar sem que a criança perceba.
Segurar cronicamente as fezes (encoprese) um problema que é exacerbado nas crianças com dietas pobres em fibras, piora o estrago. Uma massa de fezes se forma no reto logo abaixo da bexiga, e pode estender o reto de 2 até 10 centímetros de diâmetro ou mais, tomando espaço na pélvis e fazendo com que a bexiga não consiga conter a urina. Além disso, os nervos que controlam a bexiga, e que passam por entre a bexiga e o intestino, ficam irritados quando o intestino está alargado, causando contrações involuntárias da bexiga – em outras palavras, causam escapes constantes.
Crianças com síndrome de Down têm o trato intestinal bem maior que a população em geral, como também risco aumentado para má formações intestinais e/ou dos sistemas renal e urinário.
Por isso um acompanhamento do seu pediatra poderá descartar possíveis problemas como também te ajudar a analisar a melhor hora para o desfralde.

Mesmo nos casos em que a ajuda médica é solicitada, muitas vezes a causa dos problemas com treino de toalete passa desapercebida. Muitos pais, e também muitos pediatras, acreditam que constipação equivale à defecação infrequente. No entanto, muitas crianças constipadas defecam diariamente, até várias vezes ao dia. Grandes massas de bolo fecal endurecido podem passar desapercebidas, pois as fezes mais moles podem passar por elas, dando a impressão de que a criança evacuou toda a massa.

Muitos estudos já publicados em 2012 na revista “Urology” mostram que quando se dissolve a rolha de massa fecal e previne-se a formação de novas massas, os vazamentos, infecções urinárias e enurese cessam. Nossos estudos apenas confirmaram os resultados de um estudo canadense, publicado nos anos 80. Isso demonstra cabalmente que as crianças com problemas de enurese eram severamente constipadas, embora mostrassem pouco ou até nenhum sinal disso, e que tratar da constipação resolveu a enurese e as infecções do trato urinário. (Vale lembrar que constipação significa a obstrução do reto por massas de bolo fecal, e não deixar de evacuar regularmente.)
A razão pela qual as crianças que foram desfraldadas aos 2 anos mostram mais problemas do que as crianças treinadas depois, em minha opinião, é o fato de que estas últimas puderam passar mais meses ou anos decidindo por si mesmas quando urinar ou defecar – antes que elas fossem maduras o suficiente para entender a importância de eliminar assim que sentissem vontade. Além do mais, a bexiga precisa desses 3 ou 4 anos de crescimento e desenvolvimento, e ter hábitos de eliminação livres facilita o seu desenvolvimento ao máximo.

Unir o entendimento cognitivo da criança e conhecimento do seu corpo não é uma tarefa fácil, mas uma vez aprendida os riscos de problemas consequentes do desfralde precoce diminuem.

Eu sei que o sonho da maioria dos pais é o dia em que seus filhos pequenos irão ao banheiro sozinho. Eu também espero por esse dia. Mas não fique tão obcecado pela sua liberação dessa tarefa, você precisará prestar atenção aos hábitos de eliminação do seu filho até ter certeza de que ele de fato esta pronto, aí sim você terá total confiança de que não fará nada que futuramente trará conseqüências para saúde do seu fiho(a)."

Texto extraído www.facebook.com/CresceDown 
www.crescedown.com.br 



5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá! meu filho tem 3 anos e ainda não tem previsão do desfralde. Ele nasceu com a patologia de valvula de uretra posterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma, estou gravida de 17 semanas e descobri que meu bb tem esta válvula de uretra posterior. Gostaria muito de conversar com vc para ter mais informações. Meu email é marli.marcal@ig.com.br

      Excluir
  4. Olá! meu filho tem 3 anos e ainda não tem previsão do desfralde. Ele nasceu com a patologia de valvula de uretra posterior.

    ResponderExcluir