Páginas

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Terapia Ocupacional





Yasmin 3 meses"aprendendo a brincar"



Logo após a confirmação que Yasmin tinha Síndrome de Down, uma das primeiras pessoas e profissional a me oferecer ajuda foi  uma Terapeuta Ocupacional. Eu ainda naquele mundo que parecia ser tão distante do meu, sem conhecimento nenhum, sem chão. Quando Niuzeth Viana Campos me mandou uma mensagem, linda por sinal, falou se eu precisasse de uma TO, poderia contar com ela. Eu pensei, Meu Deus o que é TO? Hoje eu acho até engraçado, porque no meio em que estou vivendo é algo tão comum, mas na época me senti a pessoa mais ignorante da face da terra.  A TO ou então chamada Terapia Ocupacional, é de suma importância para pessoas com Síndrome de Down, pois realizam atividades com o paciente, desde as mais simples, como pegar um objeto e brincar com ele, ou levar alimentos até a boca, inclusive o desfralde, entre outras mais complexas, como se relacionar com o meio. Ajuda as pessoas com Síndrome de Down “ a desenvolver, recuperar ou manter habilidades que elas precisam para desempenhar as chamadas atividades da vida diária”.
Bebês, crianças e adultos com Síndrome de Down,  tem um potencial enorme, eles fazem tudo que qualquer pessoa considerada “Normal” faz, apenas precisam de muito estímulo tanto da família quanto de especialistas para adquirir e aprimorar suas habilidades. A ajuda de profissionais como fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é fundamental, pois eles vão analisar em que áreas a criança pode estar passando por dificuldades para criar um programa de apoio.
Espero que tenha conseguido resumir nesse texto um pouco do lindo trabalho desses profissinais chamados TO´s, e obrigada Niuzeth pois nunca me esquecerei o que fez por mim..

Essa foto é para dar um "gostinho" da próxima matéria vou falar sobre como enfrentar uma "Gestação Down" por favor mamães com experiência preciso de seus depoimentos! Enviar no e-mail sorrindocomyasmin@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário